terça-feira, 8 de maio de 2012

Novas leis avançam contra a pirataria na rede

A internet se tornou alvo de polêmica nos últimos meses. Conhecida por ser uma mídia onde existe interação, convergência e liberdade entre seus usuários, a rede pode perder estes atributos muito em breve. As mudanças poderão ocorrer com a aprovação de duas novas leis, criadas pelo governo dos Estados Unidos, são elas: SOPA (Stop Online Piracy Act) e PIPA (Protect Intellectual Property Act).


Ambos os projetos de lei trabalham em defesa dos direitos autorais, e tentam impedir que diversas obras como arquivos de áudio, livros, imagens e outros materiais, que sejam compartilhados na internet. Como não poderia deixar de ocorrer, estas novas normas contam com o apoio de gravadoras, editoras, artistas e produtoras, que tentam impedir que seus conteúdos continuem a serem exibidos na rede de forma ilegal.


Caso as duas leis sejam aprovadas, os responsáveis por portais que armazenam ou divulgam conteúdo ilegal, podem ser condenados a até cinco anos de prisão. Essas medidas já foram tomadas inicialmente pelo FBI (Federal Bureau of Investigation) contra o Megaupload, o maior site de compartilhamento virtual. A comunidade administrada por Kim Schmitz saiu do ar em janeiro, depois de dar um prejuízo de 500 milhões de dólares a diversas indústrias detentoras de direitos autorais.


Em contraponto as novas normas de proteção ao direito autoral na rede, sites como Google, Wikipedia, Wordpress e outros, se organizaram em protesto, ficando fora do ar por 24h no mês de janeiro. Vale lembrar que ambos os projetos ainda não foram votados pelo Congresso dos Estados Unidos.


Campanha institucional do site Megaupload com o objetivo de recuperar sua imagem

 

0 comentários:

Postar um comentário