terça-feira, 1 de maio de 2012

A ascensão do fandom e a crise de identidade

Nos últimos anos uma nova cultura tem surgido na internet, um novo modo de ser fã, trata-se do Fandom. A expressão é a abreviação do termo Fan Kingdom, criado originalmente para definir um suposto "Reino dos Fãs". Nesta nova forma de comunicação é possível encontrar aficionados pelos mais diversos produtos, sejam séries, atores, filmes, desenhos e etc.

 

O novo grupo de seguidores se reúne e mostra sua dedicação pelos ídolos através de fóruns na internet, websites, blogs e outros tipos de comunidade. Outras atividades também desenvolvidas por eles, são facilmente encontradas na rede como, por exemplo, as fanfictions, histórias publicadas que retratam acontecimentos que gostariam que ocorressem com seus ídolos.

 

No entanto, a paixão muitas vezes atravessa as fronteiras da internet, e acaba chegando à realidade. Um exemplo disso são os famosos cosplays, onde um fã caracteriza-se e se comporta de forma idêntica a um personagem, seja ele do vídeo game, animê (desenho animado japonês), série de TV e outros.

 



Em um mundo capitalista, tamanha dedicação também virou uma nova forma de lucro. Atraídos pela paixão dos fãs, alguns diretores, criadores de grandes obras, empresários e até mesmo ídolos, perceberam o quanto a internet pode trazer aproximação a tais grupos, formando uma nova forma de contato, e claro, de comércio. Hoje alguns deles são responsáveis pela organização de convenções, sites especializados com produtos exclusivos, e até mesmo, concursos que visam premiar os melhores cosplayers, nome dado a todos que se caracterizam como um personagem.

 

Aparentemente uma cultura inofensiva, o fandom virou um dos questionamentos da sociedade pós-moderna, que tenta desvendar até onde ele se tornaria prejudicial aos seus participantes. 

 

Em uma era onde a crise de identidade afeta a sociedade, é difícil analisar e distinguir até que ponto alguém fanático por algo, conseguiria manter uma opinião própria ou um comportamento sem a influência de seus ídolos.

 

Como os fãs de cosplay ou costume play (termo em inglês), que se caracterizam fielmente como um personagem ou personalidade.

 

 

 

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